No passado dia 7 de Julho partiu para Portugal o primeiro grupo de 25 menores não acompanhados provindos dos campos de refugiados gregos.

Esta partida foi marcada com um evento organizado pelo Ministro-Adjunto para as Migrações e Asilo, George Koumoutsakos, no aeroporto de Atenas, onde estiveram presentes representantes da OIM, Comissão Europeia e responsável pelo Secretariado Especial para a Protecção dos Menores não acompanhados.

Ministro Agapidaki referiu que "a Europa cumpre o seu dever para com aqueles que têm maior necessidade e devem ser protegidos". Recorda-se que Portugal irá receber no total 500 Menores Não Acompanhados ao abrigo deste Programa de Recolocação.

O Programa de Recolocação é conduzido pela Grécia com a participação dos Estados-Membros da União Europeia e financiado pela Comissão Europeia. Este programa conta ainda com o apoio da Organização Internacional para as Migrações, Agência das Nações Unidas para os Refugiados e UNICEF em todos os aspectos do processo de recolocação.

 

 

  • Partilhe