"Contribuindo para a resposta global ao combate à pandemia COVID-19, realizaram-se a 19 e 21 de agosto de 2020, dois voos da ponte aérea humanitária para a Venezuela, transportando 82,5 toneladas de materiais que assistirão mais de 500.000 cidadãos venezuelanos, incluindo crianças, mulheres e profissionais de saúde.

O primeiro voo partiu de Madrid com destino a Caracas transportando carga e profissionais humanitários, possibilitando, no regresso, o repatriamento de cidadãos europeus. O segundo partiu de Liège transportando equipamentos médicos, de proteção pessoal e medicamentos para utilização nos centros de saúde daquele país e alguns deles distribuídos diretamente às populações mais vulneráveis.

A operacionalização desta iniciativa foi uma ação conjunta entre União Europeia, Portugal e Espanha, em articulação com as autoridades competentes da Venezuela e representa o esforço e solidariedade coletiva da União Europeia e dos Estados-Membros, sob o espírito da Equipa Europa, que complementa a resposta das Nações Unidas na luta contra o novo Coronavírus."

Para mais informações consulte a página oficial do Instituto da Cooperação e da Língua - Camões I.P. através da seguinte hiperligação: https://www.instituto-camoes.pt/sobre/comunicacao/noticias/ponte-aerea-humanitaria-para-a-venezuela

  • Partilhe