Portugal vai acolher, entre os dias 24 e 26 de novembro, o Fórum Europeu para a Redução de Riscos de Catástrofes. O evento vai decorrer na cidade de Matosinhos e será feito em parceria com a União Europeia, as Nações Unidas, o Conselho da Europa e todos os Países que se queiram associar.

Na conferência de imprensa do lançamento do Fórum, em Lisboa, a Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, referiu que a iniciativa vai focar-se, «sobretudo, na dimensão da prevenção», na qual Portugal tem estado a trabalhar. Neste âmbito, a Secretária de Estado deu como exemplo a aprovação recente da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil mais Preventiva e «que está perfeitamente em linha com os esforços que estão a ser desenvolvidos quer ao nível da UE quer ao nível das Nações Unidas»

Patrícia Gaspar disse também que no encontro, em Matosinhos, será avaliada «a aplicação do Quadro de Sendai para a Redução do Risco de Catástrofes» e abordado o tema da Covid-19, onde se tentará «identificar boas práticas, sobretudo, através de uma partilha de experiências dos diferentes Países envolvidos», para além se discutirem novas formas de ação.

A Secretária de Estado afirmou ainda que o objetivo do Fórum é «dar um contributo fundamental para o road map na redução do risco de catástrofe que será apresentado já em 2022 em Bali na Indonésia na próxima reunião global sobre esta matéria».

  • Partilhe