Teve lugar no dia 1 de outubro de 2020, a assinatura do Protocolo de Cooperação que dá o início oficial ao projeto “Aquisição de equipamentos biomédicos e mobiliário hospitalar para os serviços de obstetrícia e hospitalização do Hospital ESE San José de Maicao”, entre o Camões, I.P. e a Agência Presidencial de Cooperação Internacional da Colômbia (APC-Colômbia).

Este importante projeto de fortalecimento institucional do Hospital de Maicao, no Departamento de La Guajira (Colômbia), tem um orçamento total aproximado de 100 mil Euros, financiados pelo Camões, I.P., cabendo à APC – Colômbia a administração dos recursos e o seu acompanhamento.

Prevê-se que beneficiem da execução do projeto mais de 160.000 pessoas, que diariamente procuram os serviços do Hospital de Maicao, maioritariamente provenientes da Venezuela, permitindo não só melhorar o atendimento materno-infantil, mas também contribuir para a resposta de emergência aos casos motivados ​​pela pandemia COVID-19.

Com a assinatura deste Protocolo, reforçam-se as relações bilaterais entre Portugal e a Colômbia e é reafirmada a intenção da União Europeia e dos seus Estados Membros em apoiar a região afetada pela crise humanitária e fluxo de populações deslocadas e em situação de vulnerabilidade provenientes da Venezuela.

O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, na Conferência Ministerial de doadores para a situação humanitária na Venezuela, de 26 de maio de 2020, no anúncio das contribuições de Portugal que concorrem para a resposta regional àquela crise, incluiu o financiamento deste projeto de assistência no setor da saúde na fronteira colombo-venezuelana.

Mais informações em https://www.instituto-camoes.pt/sobre/comunicacao/noticias/o-camoes-i-p-e-a-apc-colombia-celebram-protocolo-de-cooperacao-para-apoio-humanitario-no-setor-da-saude

  • Partilhe