Consulte aqui o comunicado de imprensa do MNE sobre a ajuda humanitária em Moçambique:

"Face ao agravamento da situação humanitária na província de Cabo Delgado, em Moçambique, foi decidido ativar o Instrumento de Resposta Rápida para Ações de Emergência (IRR), coordenado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., disponibilizando 250 mil euros para a operacionalização de intervenções de ONGD nessa região.

No âmbito deste Instrumento, foram apresentados cinco projetos, por cinco ONGD nacionais, tendo sido selecionados os projetos das ONGD HELPO e OIKOS.

O projeto da HELPO tem por principal objetivo aumentar a segurança alimentar das famílias deslocadas com grávidas e crianças a cargo, no bairro de Mahate (na cidade de Pemba), através da distribuição de mais de dois mil kits de sobrevivência e de rastreios nutricionais a mulheres grávidas e lactantes, crianças e jovens. No âmbito deste projeto, serão apoiadas 7.116 crianças das escolas primárias, 78 mulheres grávidas e 461 famílias de acolhimento do bairro de Mahate.

O projeto da OIKOS visa garantir o acesso das pessoas deslocadas pelo conflito, em Palma, a bens essenciais de primeira necessidade, para a retoma das rotinas de higiene e preparação de alimentos, nas famílias de acolhimento e nos centros de acolhimento temporário instalados no distrito de Montepuez. Serão abrangidas, de forma direta, 1.800 famílias deslocadas, em particular famílias vulneráveis chefiadas por mulheres, idosos, órfãos e crianças, e 1.350 famílias de acolhimento de pessoas deslocadas também em situação de vulnerabilidade, no distrito de Montepuez.

O IRR foi criado ao abrigo da Resolução do Conselho de Ministros n.º 65/2015, de 27 de agosto, que aprovou a Estratégia Operacional de Ação Humanitária e de Emergência.

A ativação deste Instrumento enquadra-se no apoio que Portugal tem estado a mobilizar para a província moçambicana de Cabo Delgado, quer a nível bilateral, quer a nível multilateral, incluindo no quadro da União Europeia.

Lisboa, 27 de abril de 2021"

Fonte: Portal Diplomático

 

  • Partilhe