"A Presidência Portuguesa realiza, a 9 de março, uma Conferência de Alto Nível sobre o Futuro do Trabalho intitulada: "Trabalho Remoto: Desafios, Riscos e Oportunidades".*

O mundo do trabalho está em constante mudança, principalmente nos últimos anos. O surgimento de novas formas de trabalho encerra oportunidades, mas também muitos desafios e riscos, principalmente para os trabalhadores.

Os principais objetivos da Conferência são incentivar a discussão sobre as oportunidades, desafios e riscos das novas formas de trabalho (ver Programa), convidando a um amplo envolvimento e contribuição para a reflexão sobre o futuro do trabalho e também identificar as principais tendências, políticas públicas, iniciativas legislativas e formas inovadoras de resposta aos desafios das novas formas de trabalho.

Procura-se promover uma ampla discussão sobre dimensões como a organização do tempo de trabalho, a conciliação da vida profissional e pessoal, o direito à desconexão, o acesso dos trabalhadores à proteção social, bem como o direito à negociação coletiva. O resultado da conferência será integrado num conjunto de conclusões do Conselho sobre este assunto.

O Primeiro-Ministro português, António Costa, o Diretor-Geral da Organização Internacional do Trabalho, Guy Ryder e o Comissário Europeu para o Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit farão a sessão de abertura.

A Presidência Portuguesa conta com a sua presença nesta conferência.

Consulte o Programa e efetue a inscrição online até 7 de março.

* Devido às limitações causadas pela pandemia COVID-19, a conferência será realizada em modo remoto."

 

Fonte: IEFP

  • Partilhe