logoglobalfund

 

Portugal contribui com 1,5 milhões de euros para o Fundo Global de Luta contra o VIH/SIDA, Tuberculose e Malária 

Portugal anunciou uma contribuição de 1,5 milhões de euros para o Fundo Global de Luta contra o VIH/SIDA, Tuberculose e Malária, ultrapassando o apelo do Fundo, no sentido de serem incrementadas em 30% as contribuições dos seus Membros, para financiamento das atividades no triénio 2023-2025. 

Esta contribuição nacional foi anunciada pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, na VII Conferência de reposição de fundos do Fundo Global, que decorreu em Nova Iorque.

Com este anúncio, Portugal aumenta em 50% o valor da sua contribuição para o Fundo Global, em comparação com o valor de um milhão de euros do triénio anterior. Esta contribuição é assegurada conjuntamente pelos orçamentos do Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, e do Ministério da Saúde. 

O objetivo do Fundo é angariar financiamento para o próximo ciclo trienal de subvenções na resposta às três doenças, na expetativa de que esse montante possa vir a salvar 20 milhões de vidas, reduzir em cerca de dois terços as mortes por VIH/SIDA, tuberculose e malária, bem como reforçar os sistemas de saúde. 

O Fundo Global é uma parceria mundial para combater o VIH/SIDA, a tuberculose e a malária, e para assegurar um futuro mais saudável, seguro e equitativo para todos. Desde a sua criação, em 2002, que o Fundo Global salvou cerca de 50 milhões de vidas através do investimento em projetos de alto impacto.

Portugal associa-se, assim, à resposta prestada pelo Fundo Global à escala global, incluindo nos PALOP e em Timor-Leste.

  • Partilhe