Chegam a Luanda, a 26 de agosto, mais 185 mil doses da vacina da AstraZeneca doadas por Portugal a Angola. Estas vacinas serão acompanhadas dos materiais necessários para viabilizar a sua administração – seringas e agulhas, entre outros –, e serão entregues às competentes autoridades de saúde angolanas pela Embaixada de Portugal em Luanda.

 

Este novo apoio de Portugal segue-se a outros dois que já foram enviados para Angola nos passados dias 15 de julho e 19 de agosto. Com este terceiro lote de vacinas, Portugal já enviou um total de 370 mil vacinas destinadas a apoiar as autoridades angolanas na operacionalização do seu Plano Nacional de vacinação contra a Covid-19.

 

Esta doação está enquadrada na segunda fase do Plano de Ação na resposta sanitária à pandemia de Covid-19 entre Portugal e os países africanos lusófonos e Timor-Leste.

 

Portugal assumiu o compromisso político de disponibilizar aos países africanos lusófonos e a Timor-Leste 5% das vacinas contra a Covid-19 adquiridas por Portugal, compromisso este que foi reforçado por Portugal durante a Cimeira da CPLP que teve lugar em julho passado em Luanda.

 

A operacionalização desta ação é resultado do esforço conjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros, designadamente através do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e da Embaixada de Portugal em Luanda, e do Ministério da Saúde, através da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) e da Task Force do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 em Portugal.

  • Partilhe