"Pelo Dia Internacional da Mulher, num ano marcado tragicamente pela Covid-19, o Presidente da República gostaria de exaltar o papel infatigável das mulheres nos serviços públicos e em todas esferas da sociedade no combate à doença e no apoio às vítimas, no acompanhamento e conforto dos seus familiares em tempos particularmente exigentes, quando elas mesmas se sentem tantas vezes esgotadas pelas circunstâncias – e até confrontadas, nos seus lares, nos seus empregos, nos seus transportes, na via pública, com a discriminação, o assédio, a violência.

Muito foi feito na nossa Democracia para mitigar a discriminação contra as mulheres. Os passos já dados para salvaguardar a igualdade na Lei, na Constituição, e na Família, na revisão do Código Civil, na paridade no emprego, nos salários, nos cargos de direção, na política, nas responsabilidades familiares e domésticas, na proteção contra a violência, embora decisivos, não são, porém, ainda suficientes.

Historicamente, a luta das mulheres pela igualdade de oportunidades e pela igualdade de tratamento inspirou a mudança noutros sectores sociais marcados por inaceitáveis injustiças. Este dia simboliza não apenas o muito que há a fazer pela mudança, mas também que tal mudança é liderada por mulheres.

A todas as mulheres e em especial àquelas cuja invisibilidade, medo e desânimo são sofridos em silêncio, não só ao longo deste ano, mas ao longo das suas vidas, o Presidente da República, que passou das palavras aos atos, agora com 62% de mulheres Consultoras na sua Casa Civil, expressa hoje o seu reconhecimento solidário, o seu agradecimento sincero e uma palavra de esperança."

Fonte: Presidência da República

  • Partilhe